Quando a graduação de Direito é assunto, geralmente é comum que o assunto migre para OAB e atuação como advogado. No entanto, será que você sabe quais são de fato as áreas de atuação dessa profissão? Se a resposta for não, continue lendo.
1. Direito Civil
Essa é a área que povoa o imaginário da população. Os advogados e bacharéis em direito que atuam com Direito Civil atuam diretamente na garantia dos direitos civis. Por exemplo, questões de casamento, divórcio, divisão de bens, etc.
2. Direito Digital
Com o ascensão da internet e das mídias digitais, surgiu também a área especializada que vai garantir os direitos digitais. Essa área pode se referir tanto aos direitos jurídicos quanto aos direitos civis, mas focado no que diz a legislação no campo digital.
3. Direito do Consumidor
Nesta área, o advogado vai atuar na busca por fazer valer os direitos do consumidor. A legislação brasileira tem uma grande atenção aos direitos do consumidor, ou seja quem compra ou contrata algum serviço ou produto.
4. Direito Ambiental
Como o nome já da a entender, esse profissional vai atuar diretamente no entendimento da legislação ambiental e fazer valer o que ela diz. Pode atuar em ONGs, mas também em instituições públicas ou privadas.
5. Direito Trabalhista
Quando uma pessoa tem problema com o contratante ou o contratante tem problema com um ex-funcionário, geralmente é este profissional que vai entrar em ação. Para atuar nessa área, o advogado precisa conhecer o que diz a legislação sobre os direitos trabalhistas.
6. Defensoria Pública
Essa é uma área promovida pelo setor público que procura fazer valer o princípio de igualdade de direitos, prevista na Constituição. Isto é, o defensor público vai atuar na defesa de quem não tem condições de pagar um advogado privado.
7. Promotoria
O Promotor atua pelo Ministério Público e deve defender os interesses do Estado, assim como da população, de forma geral.