A faculdade é um investimento para o futuro, mas muitas vezes o estudante se vê num dilema já que, em geral, a experiência estudantil não conta como experiência profissional. Então isso seria ruim para a inserção no trabalho, apesar do ensino superior completo?
Não necessariamente. Vamos mostrar como você pode enriquecer o currículo com experiências profissionais, ainda na graduação.
1. Estágio
Esse é sem dúvida o primeiro exemplo que surgiu na cabeça de muita gente. Afinal de contas, as pessoas geralmente imaginam que o estudante só adquire experiência profissional com estágio, o que não necessariamente é verdade.
2. Empresas Jr.
Muitos cursos, como de economia, ciências contábeis, publicidade e propaganda, e outros, vão oferecer aos alunos a chance de trabalhar profissionalmente. São empresas vinculadas a Universidade, sem fins lucrativos, que vão prestar serviços à comunidade.
3. Projeto de Pesquisas
Para muitas áreas, humanas e biológicas, por exemplo, grande parte da função profissional é pesquisar e trazer propostas de solução. Em muitos cursos de graduação em bacharelado, o aluno tem a chance de fazer isso.
Existem projetos de pesquisas vinculados a Universidade, onde o estudante vai desempenhar um papel de pesquisador supervisionado. Essa experiência conta como profissional e pode ser inserida no currículo.
4. Monitoria
Na monitoria, o aluno monitor ajuda alunos calouros em disciplinas da própria graduação. Você pode estar se perguntando: ah, mas eu não faço licenciatura, não vai me adiantar experiência de monitoria. Aí que você se engana!
Na monitoria, o aluno é forçado a desenvolver sua capacidade de comunicação, evoluir sua relação interpessoal, gerir o tempo e também as pessoas, enfim. É uma prática que desenvolve diversas competências que podem ser destacadas no currículo.
5. Trabalhos Voluntários
Se você esta em uma situação financeira em que pode prestar serviço voluntário, pense nisso como um investimento para o futuro. Essa experiência vai contar no currículo como profissional, mesmo não tendo sido remunerada.