6 competências que te ajudarão em qualquer profissão

PUBLICIDADE

Além da experiência e da qualificação, as competências são outra parte importante do currículo, já que reúnem exatamente as duas partes em uma: habilidades práticas. Separamos algumas das competências que podem ser mais úteis ao longo da vida profissional.

1. Comunicação: mais do que saber falar, é preciso saber escutar. Por isso, independente da sua área de atuação ou cargo, é importante dominar a comunicação assertiva. Respeito, empatia e coerência devem ser a base dessa competência.

2. Capacidade de tomar decisões: muitas vezes, no trabalho você será colocado em situações onde vai precisar tomar decisões. Nesse caso, existem muitos aspectos envolvidos, mas é preciso confiança e habilidade de análise.

Em certos casos, por exemplo, devido ao caráter urgente de algumas situações, as pessoas tendem a agir por impulso. O problema é que essa é uma péssima decisão. Controle sua ansiedade, mantenha a calma e decida com base em análise e coerência.

PUBLICIDADE

3. Profundidade em seu pensamento: quando você tenta minimizar um assunto, analisando-o de forma superficial, acaba gerando consequências com as quais não quer lidar. Mais do que nunca, pensar a complexidade de um evento tem sido necessário.

4. Versatilidade, adaptabilidade e aprendizagem: foi-se o tempo em que uma postura era suficiente e aceitável por anos e anos. Hoje, muitas coisas mudam frequentemente e é importante estar atento a essas mudanças, para saber se adaptar.

Para ser capaz de fazer isso, é fundamental saber aprender com cada situação e não se endurecer diante de algumas situações.

PUBLICIDADE

5. Criatividade: muitas vezes, para sair de uma situação complicada, você vai precisar agir com criatividade. Nem sempre o manual tem a resposta, as vezes é preciso pensar fora da caixa e propor ideias e soluções que possam ser úteis, embora incomuns.

6. Inteligência emocional: trabalhando em grupo, com metas e prazos, cobranças, tensões e administrar tudo isso ao lado de sua vida familiar, afetiva e social, exige inteligência emocional. Ignorar seus sentimentos não é mais aceitável.