Quando é hora de procurar um emprego novo?

PUBLICIDADE

Especialmente em tempos como estes, em que as taxas de desemprego sobem de forma alarmante, muitas pessoas acabam se forçando a suportar um emprego com o qual não é mais feliz, mas por medo de sair daquela vaga e não conseguir outro emprego depois.

Em muitos casos, o primeiro sinal de que as coisas não estão boas é a frustração. Com ela, naturalmente, você sente outros “sintomas” como o desânimo, a angústia, a tristeza, a falta de disposição e outros incontáveis sinais de que você não quer mais estar ali.

No entanto, como mencionado antes, muitos motivos podem te fazer sentir que não pode abrir mão daquela vaga: seja um bom salário ou a insegurança em relação ao desemprego. Nesses casos, o que você pode fazer?

Uma dica muito útil é procurar novas vagas mesmo ainda estando empregado. Procure se inteirar sobre como anda o mercado na área em que você atua e não se conforme. Embora exista o cansaço, use seu tempo livre para traçar novas estratégias.

PUBLICIDADE

Invista em qualificação. Ainda que sua carga horária atual seja pesada, procure cursos EAD que te forneçam enriquecimento ao currículo. Procure se atualizar na sua área, recicle seus conhecimentos e sempre tenha um currículo atualizado.

Emprego fácil ou emprego rápido são ideias quase ilusórias porque você precisa ter em mente que, assim como você, existem outras pessoas procurando as mesmas oportunidades. Então o que pode ajudar para que você se destaque?

Se você tem sido capaz de lidar com a sua frustração agora, então invista nessa transição tendo em vista um plano de longo prazo. No entanto, se a permanência nesse ambiente tem se tornado uma questão emocional, então haja mais rápido.

PUBLICIDADE

A tensão do desemprego pode ser evitada se você tiver um destino certo antes mesmo de pedir demissão. Foque nisso e procure novas oportunidades que te tragam um sentimento mais leve, de realização.