O contexto é o seguinte, você começou em uma empresa nova e esta empolgado para mostrar serviço. Ao mesmo tempo, no entanto, esta um pouco inseguro e até mesmo com medo de não causar uma boa impressão. Resultado? Vai acabar tentando demais.
É muito importante saber como se comportar diante de muitas situações diversas. Nesse momento, você precisa mostrar serviço e interesse, mas também precisa evitar parecer desesperado demais ou forçado. É preciso achar um equilíbrio entre esses dois pontos.
A primeira dica é ser sociável. Se você trabalha em equipe, ou integrado a outros setores, precisa ser capaz de se comunicar e dialogar com seus colegas. Ser simpático e agradável é muito importante em meio a esse processo também, mas é preciso cuidado.
Simpatia e sociabilidade não podem ser confundidas com forçação de barra, então mantenha a calma. Você quer reforçar o quão sociável pode ser, mas acaba invadindo o espaço dos colegas, forçando brincadeiras e interações? Pare imediatamente.
O ambiente de trabalho precisa ser leve e agradável. As pessoas precisam saber que podem falar com você, mas você não precisa reforçar isso a todo momento. Alguns deles se tornarão seus amigos, outros nunca passarão a ser mais que colegas.
No entanto, mesmo quando você for amigo desses colegas, é preciso saber dividir os ambientes. Essa é a segunda dica: não mistura ambiente profissional com o ambiente casual. Dentro da empresa, vocês são colegas de trabalho.
Acabando o expediente, vocês podem ser melhores amigos, mas é preciso manter uma postura profissional quando você esta em horário de trabalho, principalmente dentro de ambientes profissionais, como escritório ou setores fechados.
Para o empregador, ter funcionários entrosados e amigáveis pode ser positivo, mas ter funcionários tagarelas que confundem os espaços pode ser terrível. Não dê motivos para ser chamado a atenção ou, pior, demitido. Respeite esses espaços.