Mau uso do português pode ser problema na contratação

PUBLICIDADE

O português é um idioma riquíssimo e de grande relevância para o mundo. Sim, mundo. Das dezenas de idiomas falados no mundo, o português é o nono mais falado da lista. O problema é que nem todo mundo se preocupa em realmente domina-lo.

É claro que você não precisa de uma graduação em Letras para falar um bom português. Tudo que você aprende na escola da conta do serviço muito bem, desde que você procure sempre ter atenção e o compromisso com aquilo que faz.

Na hora de procurar emprego, principalmente, tente ser o mais cauteloso possível e não se prejudique por mau uso do português.

1. Muito cuidado com as redes sociais

PUBLICIDADE

Hoje em dia, se você tem as redes sociais abertas (ou seja, se qualquer um pode ver), é fundamental que você tenha cuidado com aquilo que posta. Opiniões controversas podem ser um problema, mas erros de português podem ser definitivo na hora de descartarem seu currículo.

2. Cuidado com a redação do seu currículo

Erros de português no currículo é quase um suicídio profissional, isto porquê a impressão que se tem é que você errou porque não sabia que estava errando, já que se trata de um documento que, em tese, você revisou diversas vezes.

PUBLICIDADE

Sendo assim, faça isso. Revise seu currículo, corrija, conserte o que esta errado. Reescreva frases mal desenvolvidas, faça o possível para se expressar da melhor forma. Essa decisão pode te salvar de cometer uma péssima ação.

3. Cuidado com a fala

Muitas vezes, você acaba se concentrando muito em não errar na hora de escrever, mas sabia que a fala também pode apontar erros graves de português? Trocar l por r, por exemplo, poder ser um problema.

Substituir demais algumas palavras (exemplo: estava por “tava”) pode demostrar que você não sabe separar um ambiente casual e um ambiente profissional. Uso de palavrão também é completamente inadequado numa entrevista, ou durante o trabalho.