A vida profissional em muitos momentos acaba sendo destacada do resto da vida, como se fosse um fragmento à parte. No entanto, esse tipo de visão pode ser um grande problema no dia-a-dia, porque isso impede que o envolvimento emocional aconteça de forma saudável.
Um bom envolvimento emocional com seu ambiente de trabalho depende também da forma como você lida com seus sentimentos fora dele. Mas se você trata sua vida profissional como uma parte separada do resto da vida, como integrar isso?
Entender o que cada sentimento representa é fundamental, especialmente quando seu cargo representa tensão ou estresse na função que desempenha. Esse tipo de estresse, quando não processado, pode prejudicar outros relacionamentos.
Quem nunca chegou em casa descontando o estresse do dia na própria família? Não é justo, nem certo, mas pode acontecer. Entender como e porque as situações te deixam tão desequilibrado emocionalmente ajuda a adotar a postura mais adequada.
Esse tipo de atitude pode ser minimizada se você souber como neutralizar sentimentos mais negativos. Entenda, você não vai deixar de senti-los, já que se trata de sentimentos completamente humanos, mas vai passar a não se afetar tanto.
Muitos sofrimentos que enfrentamos ao longo da vida acabam se repetindo de tempos em tempos. A falta de inteligência emocional acaba impedindo a percepção de que isso esta se repetindo, o que impede que você seja mais objetivo na forma de lidar com o sentimento.
Por que passar pela mesma angústia repetidas vezes? Quando você vive a mesma coisa de novo e de novo, naturalmente, passa a ter condições de lidar com os desdobramentos de forma melhor, desde que se abra para essa lição necessária.
Muitas vezes, demostrar ao outro que você não vai se desequilibrar facilmente acaba despertando também no outro uma atitude mais madura, mais responsável e cuidadosa com o ambiente em que trabalham.