Curso Técnico ou Faculdade: como decidir?

PUBLICIDADE

O fim do Ensino Médio representa um momento de grande estresse e indecisão na vida do indivíduo. Na maioria dos casos, é nesse momento em que muitas decisões são tomadas e acompanham a vida do indivíduo por todo o resto da vida.

Como toda decisão de grande impacto, esse pode ser um momento de grande tensão. Nem sempre a escolha tomada nesse momento vai te agradar para sempre. Muitas pessoas mudam de profissão “no meio do caminho”, ou desistem do curso depois de algum tempo.

Em primeiro lugar, é preciso saber que nada disso é motivo de vergonha ou constrangimento. Pelo contrário, você merece todo crédito por continuar tentando e precisa se orgulhar disso. Afinal de contas, a vida não acaba depois de uma decisão.

Uma das maiores dúvidas nesse momento é sobre o curso de nível superior ou curso de nível técnico. São propostas diferentes e com resultados diferentes, então você precisa saber o que cada uma das opções pode oferecer de verdade.

PUBLICIDADE

Não existem decisões erradas, apenas decisões diferentes. Nenhum caminho anula o outro, então não se deixe desanimar depois de dar o primeiro passo.

CURSO TÉCNICO

O curso técnico é uma opção mais rápida, já que leva dois anos para ser concluído. Por conta da duração mais curta, o curso oferece uma inserção mais rápida no mercado de trabalho – uma das promessas mais atraentes para muitos.

No entanto, também é importante ter um plano bem estruturado do que você espera da graduação em diante. O curso técnico oferece uma limitação no aspecto das pós-graduações, então você pode esbarrar em dificuldade para engordar o currículo.

CURSO SUPERIOR

PUBLICIDADE

Mais tradicional e uma titulação mais alta do que o curso técnico, o curso superior tem duração de 4 anos e oferece mais possibilidades para a formação continuada, mas pode ser uma má opção inicial para quem precisa de emprego rápido.