Se você já trabalhou em alguma empresa, provavelmente já passou pela experiência de ser encaminhado ao RH, ou precisar se encaminhar ao RH. Hoje em dia essas duas letras acompanham a vida profissional de praticamente todo mundo.
Para se ter ideia, muitas agências de RH são responsáveis desde a organização de processos seletivos, até a gestão dos colaboradores já contratados. E é exatamente esse conceito que permeia a atuação dos profissionais desta área.
RH significa exatamente “Recursos Humanos” e esse setor é responsável por gerir exatamente esse aspecto das empresas. A forma de enxergar as engrenagens de funcionamento profissional mudou ao longo dos anos.
Hoje em dia, o colaborador é visto como um capital em si mesmo. Trata-se do Capital Humano, então é natural que exista um setor específico para administrar esse recurso tão importante, assim como existe o setor financeiro ou de logística, por exemplo.
Nesse sentido, o setor de Recursos Humanos é responsável por gerir exatamente o pessoal da empresa, o corpo de funcionários. Uma das funções mais importantes, por exemplo, é o investimento em uma boa comunicação entre empresa e funcionários.
Para a empresa, é importante ter seus colaboradores alinhados naquilo que a marca acredita e busca. Pessoal motivado é um dos fatores que mais reflete na produtividade, então manter a moral dos colaboradores alta é importante.
Mas isso acontece de forma muito múltipla e variada. O colaborador precisa se sentir respeitado, valorizado e parte do processo. Tudo isso se relaciona diretamente com a importância do setor de RH, que é responsável por fazer com que tudo isso se encontre.
A atuação do profissional em RH é muito ampla e, não à toa, tem sido uma área atraindo estudantes cada vez mais. O trabalho é bastante desafiador, afinal lida diretamente com pessoas, mas também muito agradável para o profissional que se identifica com a área.