Se você ainda é jovem e não conquistou a sua primeira oportunidade de emprego, com certeza precisa conhecer mais a respeito do programa Jovem Aprendiz. Criado pelo Governo Federal e atualmente já consolidado, o programa em questão foi o responsável por assegurar que milhares de jovens brasileiros conseguissem entrar sem grandes dificuldades no mercado de trabalho.
Antes do programa em questão, muitas vezes os jovens sentiam dificuldades para conquistar a sua primeira oportunidade, visto que o mercado lhes exigia uma experiência impossível. Assim, a partir da Lei de Aprendizagem e da criação do programa em questão, os jovens brasileiros passaram a ter menos dificuldades para conseguir se inserir no mercado.
Então, se você está finalizando os seus estudos e deseja uma oportunidade de emprego, o Jovem Aprendiz é perfeito para você. Assim você poderá conseguir a qualificação que precisa para as suas oportunidades futuras e, quem sabe, ter chances de competir em situação de igualdade com pessoas que já possuem uma formação.
É importante destacar que o programa Jovem Aprendiz se faz presente em várias empresas diferentes, seja elas de médio ou de grande porte. Conforme a determinação da Lei de Aprendizagem, tais empresas devem reservar uma quantidade de vagas em seu quadro de funcionários para os Jovens Aprendizes. Essa quantidade, por sua vez, precisa ser proporcional ao número de funcionários que tal empresa possui em seu quadro fixo.
Entre todas as empresas brasileiras que oferecem vagas para Jovem Aprendiz, é possível destacar a Claro, que é bastante conhecida em todo o território nacional. Abaixo você poderá conhecer melhor essa empresa e descobrir o que é necessário para se tornar um Jovem Aprendiz na Claro.
Conhecendo melhor a Claro
Atualmente, a Claro é uma das maiores empresas do ramo de telefonia em todo o território nacional. Ela oferece telefonia fixa, serviço de internet e também telefonia móvel. Além disso, recentemente a Claro também passou a oferecer pacotes de TV a cabo.
Devido ao fato de que a Claro está há muito tempo n mercado, ela procura sempre oferecer às pessoas que usam os seus serviços um atendimento de qualidade. Portanto, os seus produtos precisam atender às expectativas e às necessidades dos seus clientes. Além disso, a empresa está presente em todos os estados brasileiros, seja através das suas lojas o mesmo dos seus centros, nos quais e possível encontrar as torres de telefonia.
Portanto, se a sua cidade conta com uma unidade de uma loja da Claro, você já está apto a se candidatar a uma vaga do Jovem Aprendiz nessa empresa de telefonia. Caso seja aprovado, você poderá começar a trabalhar imediatamente. É importante destacar, porém, que o processo seletivo acontece em uma determinada data e é disponibilizado somente uma vez por ano. Em determinadas ocasiões, porém, a empresa preferiu fazer contratos mais longos e somente abriu novas vagas para Jovem Aprendiz depois de 2 anos.
Ao trabalhar na Claro você poderá conhecer bem o dia-a-dia de uma empresa que é bem diferente, além de ser muito grande. Tudo isso poderá te ajudar a ter mais reconhecimento no mercado de trabalho nas suas oportunidades futuras e, portanto, deve ser pesado enquanto você estiver pensando na sua inscrição para o Jovem Aprendiz.
Benefícios de ser um Jovem Aprendiz da Claro
Uma vez que você consiga uma vaga e se torne um Jovem Aprendiz da Claro, terá uma série de benefícios e, portanto, você não deve desperdiçar essa oportunidade. Aproveite-a ao máximo como uma oportunidade de crescimento pessoal.
Assim, participar do programa em questão vai te dar a oportunidade de conhecer de forma bastante próxima o funcionamento da empresa, assim como de atuar em vários setores diferentes. Nesse sentido, é interessante destacar que a Claro oferece vagas de telemarketing de uma forma geral, assim como nas suas torres de telefonia.
Entretanto, caso esse não seja exatamente o seu interesse e você prefira trabalhar diretamente com o público, também terá a oportunidade de ser atendente nas lojas da claro e também de atuar na venda direta de planos e pacotes. O que importa de verdade é que você terá a oportunidade de adquirir muito conhecimento.
Após contratado, você precisará saber também a respeito dos benefícios que terá enquanto funcionário. Devido ao fato de que o Jovem Aprendiz é um programa previsto pela Lei de Aprendizagem, os empregadores têm por obrigação pagar os mesmos benefícios pagos para os demais funcionários do seu quadro, como férias, décimo terceiro e FGTS.
Além disso, a Claro ainda oferece ao seus Jovens Aprendizes a oportunidade de fazer um curso técnico na sua área de atuação. Logo, além de ser orientado por um mentor, que vai te ensinar o seu trabalho na prática, você ainda terá a oportunidade de ampliar a sua bagagem teórica, o que vai te ajudar com certeza a conseguir trabalhos futuros após a sua passagem pelo Jovem Aprendiz.
Requisitos para participar do Jovem Aprendiz na Claro
É importante saber que você precisará atender a alguns requisitos para conseguir se tornar um Jovem Aprendiz na Claro. Esses requisitos, por sua vez, estão previstos na lei e são exigidos por todas as empresas participantes do programa, podendo contar com pequenos ajustes para que o perfil dos candidatos esteja alinhado com o que a empresa precisa.
Assim, para poder se tornar um Jovem Aprendiz na Claro você precisa, primeiramente, ter entre 14 e 24 anos de idade. Além disso, é exigido que o candidato esteja estudando, seja no ensino fundamental ou médio. Entretanto, no caso de candidatos mais velhos, eles podem ser formados.
Também é necessário que o Jovem Aprendiz esteja à procura da sua primeira oportunidade de emprego e, portanto nunca tenha trabalhado anteriormente. Além disso, no caso específico da Claro, é uma exigência da empresa que o candidato more em uma cidade que possua uma unidade das suas lojas.
Por fim, é válido destacar que os jovens de famílias de baixa renda são priorizados no Jovem Aprendiz na Claro. Além disso, todos os candidatos precisam ter entre 4 e 6 horas diárias livres para poder cumprir a carga horária exigida pela empresa.