Seja você novo na empresa, ou um colaborador de longa data, a vontade (ou necessidade) de apresentar novas ideias pode ser muito empolgante, ou assustadora. Nesse tipo de situação, qual a melhor forma de agir?
Em primeiro lugar, se você esta sendo cobrado a apresentar ideias, procure respirar e manter a calma. É provável que você já soubesse que esse momento chegaria antes e já deve estar se preparando há algum tempo, então confie em si mesmo.
Apresentar ideias pode ser assustador por dois fatores principais: você precisa chamar a atenção para si mesmo e se submeter a avaliação dos outros. No entanto, você não esta na posição que ocupa à toa e precisa confiar na sua própria qualificação.
Em segundo lugar, é provável que você não seja cobrado em relação a isso mas tem ideias que acredita que podem ser relevantes para esse ambiente. Nesse caso, a ação pode ser um pouco mais delicada, mas ainda assim nenhum bicho de sete cabeças.
Para começar, procure entender como funciona esse ambiente dentro do seu local de trabalho. A gerência costuma ser receptiva a esse tipo de interação ou não? Outros funcionários já tentaram? Como foi a reação? Tenha essas informações em mente.
Agora, procure planejar a sua apresentação. Não adianta conseguir uma reunião com seu superior e não saber o que vai falar. Procure não criticar simplesmente a forma como as coisas são feitas atualmente, mas oferecer soluções que podem ser diferenciais.
Seu objetivo não é fazer ninguém se sentir incompetente ou desqualificado, apenas trazer algo novo. Seja claro, objetivo e mantenha sempre o foco. Procure usar argumentos ricos em sua explicação, se puder trabalhar com números é ainda melhor.
Por fim, saiba receber críticas, mas também saiba receber elogios. É claro que você quer chamar a atenção de forma positiva, mas evite deixar que um elogio te suba a cabeça. Deixe para comemorar, pular e gritar em casa. Ali, mantenha o profissionalismo e a postura, seja a reação boa ou não.