O ser humano é naturalmente um ser de vida social, mas isso não torna toda interação humana bem-sucedida naturalmente, pelo contrário. Existem pessoas com quem clicamos naturalmente, e outras com as quais o “santo não bate“.
Em geral, esse tipo de situação não chega a ser um problema já que, geralmente, é fácil resolver: indo cada um para um lado. Mas o que fazer quando esse tipo de atrito acontece no ambiente de trabalho? O que fazer para suportar essa relação?
1. Lugar: seja ético.
Não é porque você e o fulano não se batem que as coisas precisam ficar desagradáveis. O trate com cordialidade e respeito, afinal de contas trata-se de um colega de trabalho. Evite fofocar sobre a pessoa ou critica-la sem fundamento, assim poderá esperar o mesmo.
2. Lugar: seja educado e paciente a todo momento.
Lembre-se que briga, desrespeito e desentendimento no ambiente de trabalho pode resultar em demissão, então procure agir sempre se colocando em primeiro lugar. Você não quer se prejudicar e não precisa prejudicar o outro.
3. Lugar: procure conversar para acertar as arestas.
A depender do motivo do desentendimento, procure conversar com esta pessoa. Deixe claro que não te interessa brigar no trabalho e que você não vai agir de má fé contra ela, proponha uma relação profissional e madura, já que não há amizade.
4. Lugar: seja maduro
Muitas vezes, por mais difícil que seja, a culpa da briga pode ter sido sua e, por orgulho, você se recusa a admitir. Não seja essa pessoa, a falta de maturidade vai custar muito caro a longo prazo, então seja inteligente. Se for preciso, peça desculpas.
5. Lugar: saiba seus direitos
Até aqui, as dicas foram baseadas na ideia de que o desentendimento foi causado por alguma casualidade da rotina de trabalho. No entanto, se a briga foi resultado de uma ação criminosa (assédio, difamação, sabotagem, injúria, discriminação, etc): saiba seus direitos.