Críticas ou ‘feedback’? Como avaliar seus colegas de trabalho?

PUBLICIDADE

Poucas coisas são piores do que ter seu trabalho avaliado no serviço. Essa pode ser uma posição de grande vulnerabilidade, o que pode gerar algumas frustrações e até mesmo uma má reação diante de críticas possíveis.

Sem dúvidas, lidar com críticas é uma situação muito delicada. Mas já imaginou estar na posição de quem critica? Se você espera atuar em posições mais altas na área que escolheu, precisa saber que essa pode ser uma forte possibilidade.

Muitas empresas estão em buscas de líderes, embora o conceito de trabalho em equipe esteja sempre em constante modificação. É fundamental, portanto, saber liderar e também saber ser liderado, para se adaptar a cada situação.

Dependendo da sua ambição na empresa, pode ser que essa hora chegue. Nesse caso, como se comportar e como conduzir uma avaliação do desempenho dos colaboradores? É importante saber diferenciar uma crítica de retorno com críticas negativas.

PUBLICIDADE

Procure sempre ter em mente que sua função é apontar falhas, mas sem desmerecer o trabalho do seu colega. Afinal de contas, você já esteve no lugar dele e sabe como pode ser constrangedor e desagradável ser criticado de forma injusta.

O “feedback”, ou retorno, é uma tática mais aceita por especialistas atualmente. É importante saber que o seu comentário a respeito do trabalho alheio deve ser apenas um retorno e não um “puxão de orelha”. Você deve oferecer novos olhares, faze-lo pensar.

Ao invés de expor todos os funcionários em uma conversa em grupo, tenha um diálogo particular com cada trabalhador, ou em grupo de acordo com a atividade que foi desempenhada. É importante ter cuidado para não se tornar uma fonte de constrangimento.

PUBLICIDADE

Ao começar o assunto, procure destacar os pontos positivos no começo e insira os pontos negativos com calma, focando no que pode ser feito para melhorar e não no que foi feito de errado. Fale com bastante respeito, use bons exemplos e se ofereça para ajudar, naquilo que for possível.