Há alguns anos o Governo Federal deu início ao programa Jovem Aprendiz. O objetivo do programa em questão é conseguir inserir os jovens brasileiros no mercado de trabalho, facilitando para que, após atingir a maioridade, eles consigam adentrar o campo trabalhista a sua escolha sem encontrar grandes entraves.
Assim, para viabilizar o Jovem Aprendiz, o governo foi em busca de empresas que estivessem dispostas a abrir as suas portas para receber os vinculados ao programa, assegurando a profissionalização dos aprendizes.
É possível afirmar que, de acordo com a lei da Aprendizagem, as empresas de médio e grande porte do Brasil devem ofertar algumas vagas para o programa. Essas vagas, por sua vez, devem ser proporcionais à quantidade de funcionários no quadro de contratados dessa empresa.
Portanto, existem muitas vagas que são direcionadas para o Jovem Aprendiz atualmente e as empresas chegam a abrir os seus processos seletivos mais de uma vez ao ano. Dessa maneira elas são capazes de atender à demanda de todas as suas unidades no país.
Entre as empresas que oferecem vagas para o Jovem Aprendiz é possível destacar o Extra. Essa rede de lojas é conhecida em todo o território nacional e, além de possuir os espaços dedicado às vendas, tal empresa também conta com uma série de escritórios e centros de distribuição.
Logo, se você está pensando em se inscrever esse programa para conquistar a sua primeira oportunidade de trabalho e vive próximo de uma unidade do Extra, a sua primeira chance pode estar exatamente aí. Então, a seguir vamos informar alguns detalhes que você precisa saber antes de finalizar a sua inscrição para se tornar um Jovem Aprendiz do Extra.
O que é o Extra?
A primeira coisa que você precisa saber antes de se decidir por se tornar um aprendiz dessa empresa é o que ela é exatamente. De encontro a isso, é possível destacar que o Extra é uma rede de lojas comandada por uma família e também possui o maior departamento voltado para a informática em todo o Brasil.
Ele pode ser encontrado tanto nas lojas físicas da franquia quanto nos seus espaços virtuais. Além de produtos do segmento da informática, no Extra também é possível encontrar artigos eletrônicos, telefones celulares e itens de decoração para a casa. Logo, a empresa cobra várias demandas diferentes do consumidor e se faz presente em numerosos estados brasileiros.
Portanto, um Jovem Aprendiz pode ocupar funções diferentes dentro do Extra e escolher o setor no qual deseja atuar. Além disso, também é possível escolher entre uma vaga nos espaços físicos da empresa ou em suas lojas virtuais. Fazer parte dessa empresa é algo bastante gratificante e que com certeza vai te preparar de uma forma muito positiva para o mercado de trabalho de uma maneira geral.
O Jovem Aprendiz do Extra
Se mostra válido destacar que o Jovem Aprendiz Extra conta com oportunidades para todos os lugares do Brasil. Assim, tudo depende de onde você mora e daquilo que você deseja conquistar. Caso você escolha trabalhar nas lojas físicas da rede, poderá atuar como vendedor, atendendo ao público ou mesmo executando funções internas ligadas ao controle do estoque e à embalagem do produto.
Além disso, é importante destacar que não importa qual foi a função escolhida por você, ao longo da sua passagem pelo Extra você contará com um mentor. Ele será o responsável por te ensinar tudo o que você precisa saber a respeito da função que vai desempenhar e também vai tirar as dúvidas que forem surgindo pelo caminho. Outro papel bastante importante do mentor é monitorar como o aprendiz está se desenvolvendo durante o programa.
Também é válido mencionar que a sua passagem pelo Jovem Aprendiz te ensinará a trabalhar em equipe. Esse ponto é muito valorizado pelo Extra, que mais do que formar potenciais funcionários para o futuro, deseja formar boas equipes, que possam ser capazes de atuar em conjunto e aprender, sempre visando a evolução do grupo.
Além dos pontos destacados, é interessante citar que as pessoas que passam pelo Jovem Aprendiz do Extra não aprendem somente uma função dentro da empresa. A rede de lojas ainda oferece para os seus aprendizes um curso técnico e de caráter profissionalizante na área que ele escolher atuar. Assim, além de obter a experiência prática que será oferecida pelo trabalho diário, o jovem ainda poderá ter o conhecimento necessário para ingressões futuras pelo mercado de trabalho.
Requisitos para participar do Jovem Aprendiz Extra
Existem alguns requisitos que devem ser cumpridos para que você possa tentar uma vaga no programa Jovem Aprendiz Extra. Todos eles estão previstos na lei de Aprendizagem e são padronizados. Ou seja, todas as empresas seguem a mesma coisa e isso deve ser feito à risca, salvo casos onde alterações pontuais são necessárias para cumprir as normas internas.
Assim, para se tornar um Jovem Aprendiz a primeira coisa que você precisa observar é a idade. Todos que integram o programa possuem entre 14 e 24 anos. Além disso, é necessário que o candidato tenha cursado esteja cursando o ensino fundamental/médio quando realizar a sua inscrição. No caso dos candidatos maiores de idade, eles podem já ter terminado a escola no ato da inscrição.
Também é importante destacar que o Jovem Aprendiz Extra atende pessoas portadoras de deficiência. Entretanto, existe uma diferença nesses casos: não há um limite de idade. Basta que se tenha 14 anos para poder se tornar candidato a uma vaga.
Além dos fatos destacados, você precisa saber que um critério que o Extra considera importante para contratar Jovens Aprendizes é o local onde eles residem. Logo, caso você more próximo a uma das lojas da rede, terá maior facilidade para conseguir uma vaga, visto que essa é uma das exigências feitas para contratar pessoas vinculadas ao programa.
Por fim, é importante citar que o no caso do Extra são priorizados na hora da contratação jovens de baixa renda. A renda familiar precisa ser de até R$1,8 mil e a família deve estar cadastrada no CadÚnico. Caso você não saiba se a sua família tem esse cadastro, precisará ir até a prefeitura local para conferir.