O Escritório de Carreiras da USP (ECar) formulou um estudo em que mapeou as consideradas “profissões do futuro”. Essas profissões são consideradas do futuro, porque comportam as mudanças sociais e tecnológicas que devemos enfrentar nos próximos 10 anos.
Esse tipo de estudo é muito interessante porque revela, por exemplo, como a sociedade tem mudado. Da mesma forma que, no passado, profissões surgiram da necessidade e outras se tornaram obsoletas, agora o fenômeno se repete.
Essas são as principais áreas do futuro:
SAÚDE
De acordo com o estudo, a tendência social é de que as pessoas tenham cada vez mais preocupação com a saúde. Sendo assim, é esperado que profissões voltadas para essa área sejam mais valorizadas e alvo de um grande aumento de atuação.
TRANFORMAÇÃO DIGITAL
O estudo reforçou a ideia de que as mudanças tecnológicas serão capazes de provocar mudanças sociais. É esperado que algumas profissões deixem de existir, para que outras se tornem relevantes e sejam, de fato, criadas.
SEGURANÇA
Neste caso, o conceito deve ser compreendido de forma mais ampla e abrangente. A segurança não se encerra apenas no aspecto físico ou patrimonial, pelo contrário. Neste caso, a segurança é também: moral, ideológica, social, tecnológica, digital, etc.
EDUCAÇÃO
Esta é sempre uma constante desde que surgiu na sociedade. A educação, enquanto área de atuação profissional, pode sofrer mudanças e alterações, mas dificilmente deixará de ser uma área relevante ou presente, ainda que desvalorizada em muitos momentos.
ENTRETENIMENTO
O mundo muda, as ideias mudam e também aquilo que se considera entretenimento. Ainda assim, esta é uma área extremamente abrangente, que permite que novas sensações surjam, desapareçam, mas mantenham a área efervescente e valorizada.
INOVAÇÃO
Essa é uma área que já podemos observar crescer. A inovação abrange muitas questões e pode ser vista como uma área e franco crescimento. Atuar nesta área depende de conhecimento, criatividade e iniciativas.