O que fazer para tornar o Home Office produtivo

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus forçou a popularização de um recurso conhecido como Home Office. Esse recurso é usado por muitas empresas que não dependem de espaço físico, cujo a maior parte da atividade é feita de forma digital.

De forma simples, o colaborador é liberado para efetuar suas tarefas de casa, dispensando a necessidade de um escritório. É uma prática que já existia, já que diminui os custos de operação de uma empresa, mas que se tornou a opção em meio ao contexto atual.

É um recurso realmente útil e funcional, mas que pode ser dor de cabeça para muita gente. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para facilitar esse serviço:

1. Mantenha sua carga horária

PUBLICIDADE

Um dos primeiros erros do iniciante em home office é acreditar que o dia pode ter mais do que 24 horas. Não se engane. Se você acordava 7 horas para estar na empresa as 8, continue com a sua rotina o mais inalterada possível.

2. O ambiente pode não facilitar

Existem famílias silenciosas e existem famílias barulhentas. Se o seu for o segundo caso, converse com todos os membros da família e separe um canto da casa, de preferência um cômodo, para fazer de seu escritório. Você vai precisar de silêncio provavelmente.

PUBLICIDADE

3. Diálogo

Se você mora com outras pessoas, procure explicar que estar em casa não te torna disponível. Isto é, você ainda esta no seu horário de serviço, ainda que de casa, então não pode deixar seu posto de trabalho toda vez que alguém te chama, por exemplo.

É importante que as pessoas que moram com você entendam que precisam contribuir com o seu trabalho e é simples: te deixando quieto. Se você estivesse no escritório, elas estariam te chamando? Se não, então não há porque chamar se você esta em casa.

4. Ignore as redes sociais

Nesse caso, tudo depende da sua própria disciplina. Procure controlar seu uso das redes sociais. De casa, nenhum gerente ou encarregado esta te vigiando, mas você ainda tem um prazo e uma cota de trabalho a cumprir.

No fim das contas, você vai perceber que a colaboração da sua família é importante, mas o principal precisa ser seu foco.